Objetivos e Ferramentas de Publicidade Online

OBJETIVOS DA PROPAGANDA NA INTERNET

Formar atitudes -> Criar consciência de marca, produto e serviço
Transmitir Conteúdo -> Fornecer informações detalhadas sobre empresa, produto e serviço
Solicitar Resposta -> Incentivar o feedback e a retransmissão do conteúdo
Possibilitar Transação -> Comércio eletrônico
Incentivar Retenção -> Relacionar-se com o consumidor/fidelizar

FERRAMENTAS UTILIZADAS NA PROPAGANDA ONLINE

Site -> Endereço eletrônico institucional, com informações relevantes sobre a organização, assim como ferramentas de interação com o público
Hotsite -> Site específico de Produtos/Serviços ou ações. Geralmente, utilizado com planejamento temporal – data para entrar e sair do ar
Banner Eletrônico -> Compra de espaço (pixel) em sites e blogs de terceiros, geralmente portais (muitos acessos) ou sites/blogs de nichos, frequentados pelo público-alvo. Há variação de formato, localização e linguagem (estático, rotativo, interativo)
E-Mail Marketing -> Mala direta eletrônica; e-mail como ferramenta de marketing online
Blog -> Site de relacionamento com variados públicos e local criação de conteúdo mais espontâneo e sincero que pode ou não, estar diretamente associado a um produto ou serviço oferecido pela empresa.
Post Pago em Blogs -> Utilização de espaços de conteúdo (texto, imagem, vídeo) em blogs para divulgação de eventos, ações, novos produtos, serviços, relacionamento etc. Deve ficar claro para o leitor que a mensagem é um publieditorial – ou seja, não foi colocada ali de forma totalmente espontânea e imparcial.
RP em blogs/mídias sociais -> A criação e divulgação de conteúdo relevante pode se transformar em mídia espontânea. Blogs necessitam de conteúdo, portanto, ações relevantes, geralmente, são reproduzidas de forma espontânea por blogueiros ou hard users.
Serviços Google -> AdWord: Anúncios a partir de busca por palavras
                                          -> AdSense: Anúncios em sites, blogs e redes sociais, ligados tambémà busca por palavras
Redes Sociais -> Perfis, Canais e comunidades em redes como Orkut / Facebook / Twitter / YouTube / Flickr
                -> Utilização para viralização, distribuição de conteúdo; relacionamento com público, promoções e vendas.
Advergames -> Jogos publicitários disponibilizados na Web. Trabalha a experiência e a interação entre o usuário e a marca envolvida.
Criação de Conteúdo -> Vídeos, PodCasts (Programas de rádio, áudio), Imagens e fotos – Criação/apoio/promoção de conteúdo relevante e que pode ser retransmitido para as redes de usuários.
Crossmídia – este termo é utilizado mais em relação a utilização de várias mídias em uma mesma campanha. Entretanto, pela Internet ser uma hipermídia, podemos utilizá-lo quando caracterizamos uma ação que envolva várias formas de publicidade online. Ex.: Um vídeo é postado no YouTube e em um site oficial de uma empresa; Em seguida, vai para um blog e tem seu link anunciado/comentado nas redes sociais. Em um portal de notícias, um banner convida o usuário a assistir ao vídeo. E-mails são enviados anunciando a ação.

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