Plano de Comunicação para Agência Experimental

Descreva o que é a agência experimental e o que ela representa – responda como se ela fosse uma empresa de serviço. Caso tenham dúvidas procurem no Google o institucional de agências locais ou nacionais. Há um post no blog – jfblogs.wordpress.com que traz os links das agências locais. http://migre.me/1H1xN – existe também uma nova agência , a Buena Vista, segue o link: http://migre.me/1H1DK.

O objetivo geral é aperfeiçoar a prática de empreendedorismo através das oportunidades oferecidas pelas ferramentas de comunicação da WEB. Uma agência precisa de um escritório. Os blogs podem sê-lo.

 

1)       Nome:

2)       Categoria (s) – Nicho(s) de Mercado(s) – Aqui responda em qual área a agência atuará, tanto do marketing quanto da Sociedade de Informação & Consumo – Escolher dentro do mercado de serviços, um segmento para se especializar. Exemplos:

Publicidade | Esportes convencionais – radicais – inusitados | Política nacional – de base – conscientização | Informação análise e distribuição | Variedades |  Cultura e Entretenimento – cinema – TV – música – teatro – dança | Consumo – carros – casas – coisas – livros – poemas – ferramentas – locais de consumo – restaurantes | Religião | Esoterismo |

Outros exemplos:

(móvel/calçados/construção/informática etc):

 

Cada um desses mercados possui um tipo de CONHECIMENTO e de pessoas que querem se informar sobre. A agência será uma das partes, a que alimenta de conhecimento o público consumidor. A partir daí, poderá atrair empresas e pessoas que precisam se comunicar com esse público. Além disso, poderá forma uma parceria, criando conteúdo no blog da agência, além de auxiliando a construção de identidade do cliente na web – blog, Twitter, Facebook e Orkut.

 

3)       Descreva suas principais características – quais tipos de estratégias e ações a agência pode desenvolver – Propaganda, Promoção, Relações Públicas, Assessoria Web – analista de mídia social, Mídias Alternativas, Marketing de Guerrilha, Marketing Direto, Social, Cultural etc.

4)       Linguagens (logo, layout, texto, Imagens, fotos, vídeos institucionais, virais, slides, enquetes, links, mídias sociais)

5)       Locais de uso – como o cliente pode utilizar os serviços da agência:

6)       Formas de uso e de consumo, por escala de importância:

7)       Preços ao canal de distribuição e ao consumidor – serviços gratuitos!

8)       Matérias-primas e componentes principais – quais conteúdos podem ser abordados?

9)       Qual a imagem que a agência poderá ter no mercado? Justifique.

10)   Quais as características que apontam a agência como inovadora?

11)   Quais os principais mercados para a agência?

12)   Quem consome o produto/serviço desse mercado e da agência?

13)   Quem decide a compra do produto/serviço?

14)   Quem consome/usa o produto/serviço. Sexo, classe econômica, faixa etária, nível de escolaridade, estado civil, número de filhos e ocupação profissional.

15)   Por que o consumidor compra este produto?

16)   O público é massificado ou específico? Explique:

17)   As razões de compra são racionais ou emocionais?

18)    Em que local o conteúdo é consumido?

19)   Como será feita a distribuição deste conteúdo online e offline?

20)   Quais são os canais de comunicação pelos quais o produto será anunciado? Justifique.  (Web/Redes Sociais Etc)

21)    De que forma ele será anunciado (propaganda institucional/promoção de varejo/relações públicas/ vendedores diretos/) ?

22)   Como será a promoção de lançamento? Online e Offline.

23)   Quais os principais pontos positivos deste produto/serviço?

24)   Quais os principais pontos negativos deste produto/serviço?

25)   Qual é o posicionamento – o que o consumidor e o produtor pensam sobre o produto/serviço a ser comunicado?

26)   Quais os pontos positivos que podem ser ressaltados de forma secundária na comunicação do produto/serviço?

27)   Quais os pontos negativos que devem ser evitados na comunicação?

28)   Qual é o fator principal que conduz à necessidade da criação de uma campanha?

29)   Qual é a verba para veiculação do produto?

30)   Quais as peças que devem ser desenvolvidas, tamanhos e respectivas quantidades?

31)   Faça uma lista rigorosa de tipos de empresas que fazem parte do nicho de mercado e relacione uma lista com potenciais clientes – empresas locais que poderiam se enquadrar  nesse nicho.

Ex.: Nicho: MEDICINA

Empresas/Instituições/Interessados:

– Hospitais, Clínicas, Laboratórios, Faculdades, Profissionais da Saúde, Órgãos estatais, Pacientes

– Monte Sinai, Santa Casa de Misericórdia, João Penido, Albert Sabin

Etc

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  • By Briefing Agências Experimentais | JF Blogs on outubro 22, 2010 at 1:16 am

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